sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Movimentos da Literatura

O nome literatura tem origem do Latim "littera", que quer dizer "letra" e apesar disso a literatura dos povos teve inicio na oralidade. Surgiu quando o homem ainda vivia em tribos nômades, onde trasnmitia lendas e canções por gerações e gerações.
A Literatura clássica (entre o século V a.C. e V d.C.) influenciou a literatura ocidental. Os gregos e romanos produziram os gÊneros, hoje considerados os mais importantes da literatura: épico, comédia, tragédia, história, sátira, biografia e prosa.
Comportamentos, costumes, artes são delimitadas nos periodos históricos, e são esses períodos que definem as escolas literárias.
Conflitos espirituais, por exemplo, marcaram o século XVIII. É o cenário do estilo Barroco. Tem grande representante Brasileiro: Gregório de Matos, também conhecido como "Boca do Inferno".
Na definiçao da idetidae do país, O Romantismo tem papel fundamental, pois ele dá êmfase ao individualismo e ao nacionalismo. José de Alencar teve destaque nessa escola, escreveu todas as tedências do romance romântico: histórico, indianista, regionalista e urbanos.
O ser humano é retratado em suas qualidades e defeitos no Realismo. Machado de Assis é grande representante em sua grande obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas".
Aluizo de Azevedo representou o lado mais institivo e primitivo do ser human, olhando para a arealidade através da lente do determinismo e das teorias evolucionista, era a fase Naturalista do Realismo. Como podemos perceber em "O Mulato" e "O Cortiço".
o Parnasianismo procurou por temas clássicos, usando a linguagem rebuscada e privilegiando a pefeição da forma. Os principais representantes brasileiros foram Olavo Bilac e Augusto dos Anjos, os quais foram chamados de autores alienados por não retratarem os problemas sociais da época.
(continua...)



"Todos os moviemntos literários foram importantes porque são frutos do espírito de seu tempo. É claro, em alguns momentos, eles foram engajados, reagiram criticamente contra os despropósitos sociais, como a 3ª geração da poesia Romântica."
(Professor Everest Reis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário